quarta-feira, 6 de novembro de 2013

ENCONTROS DA CULTURA DE NOVEMBRO. TEMA: SUPERANDO PERDAS

A cada edição o evento Encontros da Cultura, no auditório Eva Herz da Livraria Cultura (Salvador Shopping), vem atraindo público maior e mais animado.
O de hoje mais uma vez contou com platéia repleta e participativa, para o tema Superando Perdas.
Tive a honra de dividir palco com grandes palestrantes, os grandes amigos Djalma Argollo, Antônio Saja e o prof. Garrido. Aprendo muito com cada um deles.
Seres humanos  notáveis e excelentes profissionais.
Muita música nos acompanhou com participações sempre geniais de Márcio Guedes e Júlio Miranda, e ainda contamos com a entrevista que a grande headhunter Agda Lima fez com o músico Marcus Welby, brindando-nos com sua história de vida repleta de superação ao iniciar sua estrada na arte aos 12 anos após ter perdido a visão.
No final um lindo momento musical com o querido Saja e a Camila deixando no ar vibrações fantásticas a partir da interpretação de uma linda canção.
Um grande momento, sem dúvida.

Conforme prometi, aqui se encontram os materiais que usei na minha participação, tanto os textos como a letra da minha canção. 
Parabéns ao amigo Otaviano Garrido que idealizou e mantém esse momento mensal de alegria e partilha de conhecimento.

Abraços a todos!

Kau



Alguns queridos alunos da minha turma de Practitioner em PNL presentes no evento. 





Amigos palestrantes no evento: Prof. Garrido, eu, Antônio Saja, Camila e Djalma Argollo.


Texto 1:
Amor, Respeito e Liberdade
(por Kau Mascarenhas)
ImprimirE-mail

Aquilo que existe em mim, e faz parte de mim,
pode por mim ser transformado.
Aquilo que é do outro, e faz parte do outro,
só pode ser transformado pelo outro;
e será compreendido e aceito por mim
dentro dos meus limites.
Posso falar ao outro como me sinto
em relação ao que ele faz ou diz.
Mas não tenho o poder de controlar
o que ele faz ou diz.
Não posso afirmar:
"aquilo que você fez ou disse me feriu".
Eu é que me feri
com aquilo que o outro fez ou disse.
Sou dono das minhas emoções,
sensações e sentimentos.
Sou dono das minhas atitudes,
pensamentos e palavras.
Não é coerente dizer que fiz algo com alguém
só porque alguém fez outra coisa comigo primeiro.
Agindo assim sou apenas resposta e eco.
É mais valioso optar por agir
ao invés de apenas reagir.
É mais sensato perceber
que sou senhor das minhas ações,
e se faço ou fiz algo
sou o grande responsável por isso.
Reconheço que as rédeas do meu destino
estão em minhas mãos.
E me recuso a segurar as rédeas do destino do outro.
Busco o amor em sua mais bela expressão.
E por isso abro mão de querer ter o controle
sobre a vida do outro.
Quero amar com liberdade.
Quero amar com plenitude.
Quero amar antes de tudo porque é bom amar. 


Texto 2:

Apenas te vivia
(texto de Kau Mascarenhas)


Olho para trás dos calcanhares,

E vejo passos que não são os meus.

Fiz caminhos que para mim escolheste,

Na ânsia de aceitar os nortes teus.

Eu te dei a força com que te abasteceste,
Enquanto minha alma doída se enfraquecia.
Ouço os rumores dos muitos mares,
Pelos quais transitaste com bravura.
Não as ondas com que meu eu sonhava,
Tampouco ecos das montanhas
Que me desafiavam com sua altura.
Só as lutas em que tua coragem aparecia...
Sinto não ter voado em meus próprios ares

Faltou em mim vontade, coragem, decisão.

Porque eu passando pelo mundo sem deixar marcas,

Firmaste as tuas pegadas em meu chão.

Fiz assim minhas passadas bem mais fracas.

E não me mostrando ao mundo, apenas te vivia...


Letra da canção "Deixo Ir"
(letra e melodia de Kau Mascarenhas)


Se alguma mágoa existe deixo ir. Se ficou alguma dor no coração.



Se restou ressentimento, deixo ir. Com a vida eu aprendi o amor-perdão.



Se alguma culpa existe, deixo ir. Se ficou um erro a me torturar.

Se restou alguma falha deixo ir, porque sei que a vida não quer castigar.

Deixo ir se alguém que eu amo não me quer, deixo ir se alguma perda acontecer,

Sei que nada é para sempre e até a dor também se vai

Quando a gente já conseguiu aprender

Sei que nada é para sempre e até a dor também se vai

Quando a gente já conseguiu aprender

Deixo ir porque sei que minhas mãos nada retêm, deixo ir porque busco bem viver

Deixo ir porque aqui na terra nada é só meu, deixo ir porque tudo vem de Deus

Valorizo tudo aquilo que chegar, mas não fico preso a nada que me vem

Sejam coisas ou pessoas, momentos ou desejos quando for chegada a hora deixo ir


4 comentários:

Agda Lima, disse...

Kau,
Você é um profissional brilhante. Dono de uma autoestima e segurança invejável, tudo o que toca vira ouro, como um bom alquimista.
Sou fã,
Parabéns!
Agda Lima

Almirian Carvalho disse...

Sucesso sempre.
Fico feliz por você.
Mimi

Cris disse...

Kau,

Como sempre você tocou o coração das pessoas, foi profundo e preciso. Obrigada sempre !
Seus alunos: Nelito e Cris

Luiza disse...

"Apenas de vivia" é uma letra bem forte..é como uma realidade vivida que só se enxerga qdo o sujeito se afasta..é coisa querida que não se deve carregar pois compromete a liberdade de apenas ser e viver sua própria identidade, seu patrimônio herdado de Deus.